sexta-feira, 22 de maio de 2009

Grupo Emirates anuncia resultados do ano fiscal 2008 -2009




A empresa registrou lucro líquido de US$ 406 milhões e crescimento de 10,4% no faturamento em relação ao ano anterior



HH Sheik Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline, anuncia que o Grupo Emirates registrou lucro pelo 21º ano consecutivo

O Grupo Emirates obteve lucro líquido de US$ 406 milhões e crescimento de 10,4% no faturamento, o que representa US$ 12,6 bilhões
A Emirates Airline atingiu lucro de US$ 268 milhões
A Dnata, uma das maiores organizações de viagem no Oriente Médio e também parte do Grupo Emirates, teve lucro líquido de US$ 138 milhões
Estima-se que o Grupo tenha contribuído com cerca de US$ 16 bilhões para a economia dos Emirados Árabes Unidos
São Paulo, 29 de maio de 2009 – Apesar dos desafios econômicos que afetaram a indústria do turismo e aviação, o Grupo Emirates anunciou lucro pelo 21º ano consecutivo.

Durante o ano fiscal que terminou dia 31 de março de 2009, o grupo lucrou US$ 406 milhões, 72% a menos que no ano passado, quando atingiu o recorde de US$1,45 bilhão. Os números espelham o impacto da recessão global e da alta recorde do preço do combustível nos primeiros seis meses do ano.

Por outro lado, o faturamento do Grupo Emirates reflete o resultado dos esforços bem empregados no crescimento da empresa, atingindo US$ 12,6 bilhões, um aumento de 10,4% em comparação ao ano anterior, quando fechou com US$ 11,4 bilhões.

O saldo em caixa também permaneceu estável com US$ 2,4 bilhões, em relação aos US$ 3,8 bilhões do ano fiscal de 2007-2008. O valor é resultado de investimentos como encomenda de novas aeronaves, projeto de construção de duas torres gêmeas que funcionarão como hotel e acomodação para os tripulantes, além de investimentos massivos em produtos e serviços que incluem milhões de dólares dedicados aos Lounges Emirates em diversos destinos e a repaginação interna de aviões para alinhá-los ao padrão da frota mais jovem.

No ano fiscal de 2008/2009 o grupo estima que sua contribuição para a economia dos Emirados Árabes Unidos tenha atingido US$ 16 bilhões.

HH Sheik Ahmed bin Saeed Al-Maktoum, Presidente e CEO da Emirates Airline, declara: “nós chegamos ao 21º ano consecutivo de lucro líquido e, embora o valor seja 72% inferior em relação ao ano passado - quando tivemos o maior lucro da nossa história - alcançamos um resultado satisfatório, dadas as circunstâncias atuais".

O desempenho da companhia demonstra o grau de flexibilidade diante dos desafios econômicos enfrentados no ano passado, ao mesmo tempo em que reflete sua habilidade para o crescimento estratégico em negócios e na demanda de mercado. Durante o ano, a companhia reforçou suas operações com investimentos em tecnologia, novos produtos e serviços, apesar do maior controle sobre os custos.

Outro fator importante envolve a queda na demanda, decorrente do enfraquecimento da economia mundial. A crise global levou ao declínio da produção e ao fortalecimento do dólar em relação a outras moedas, levando a empresa a registrar 3,3% de lucro líquido, valor baixo se comparado ao do ano passado.

Já o custo do combustível encabeçou a lista de despesas pelo 5º ano consecutivo, representando 36,2% do custo operacional da companhia aérea, margem superior aos 32,9% do ano passado.

Sheik Ahmed salienta: “ninguém esperava este nível de recessão global, nem imaginava o impacto que ela teria sobre os países atingidos. A Emirates continua trabalhando para driblar o declínio e tem reagido rapidamente à instabilidade do cenário econômico.”

“Nós enfrentamos os desafios com determinação, aumento da eficiência e iniciativas de mercado inovadoras. No ano fiscal de 2008-2009 o grupo alcançou dois marcos significantes: o primeiro foi o anúncio do seu primeiro A380, parte de uma nova geração de aeronaves de uma frota eco-eficiente. A Dnata foi fundamental no processo de logística aeroportuária, adequando diversos procedimentos à tecnologia de ponta do A380. Nós também testemunhamos a inauguração do moderno Terminal 3 no Aeroporto Internacional de Dubai – o terminal exclusivo de passageiros da Emirates - no qual a Dnata também desempenhou um papel importante ao planejar a operação das rampas e administrar todo o sistema de controle de bagagens, de última geração” enfatiza Sheik Ahmed.

Ele acrescenta: “à medida que o ano fiscal avançava, as previsões se tornavam menos animadoras. Apesar da queda nos preços de combustível, a demanda de negócios para a Primeira Classe ainda era muito fraca em alguns mercados. Mas sem subestimar a situação econômica global e os desafios evidentes nesse ramo, ainda acredito que o ano que vem será muito satisfatório para o crescimento do Grupo Emirates”.

E reforça: “nossos planos continuam os mesmos. Tivemos um crescimento satisfatório nos últimos doze meses, mantendo a qualidade de nossos premiados serviços e o número de funcionários, apesar do futuro incerto. Agora, seguimos em frente no processo de construção da companhia aérea, do desenvolvimento da Dnata e das muitas empresas subsidiárias que fazem parte do Grupo Emirates”.

Sheik Ahmed também enfatizou os planos da Emirates em continuar expandindo a frota, com 18 novas aeronaves por chegar no próximo ano. “Continuaremos em frente com nosso plano de expansão de frota e de rotas. Nós mantemos as bases do negócio bem alinhadas e monitoradas, por isso não tivemos problemas financeiros impedindo nosso crescimento. Na verdade, já garantimos as finanças para a metade da entrega de nossa frota no ano que vem”.

Parte do Grupo Emirates, a receita da Emirates Airline atingiu US$ 12 bilhões, um aumento de 9,9% em comparação aos US$10,95 bilhões do ano passado. O lucro da companhia aérea foi de US$ 268 milhões, 80,4% mais baixo em comparação ao ano fiscal 2007-2008, quando a empresa aérea obteve um lucro recorde de US$1,37 bilhões.

Aprimoramento da Frota e Serviços



Frota da Emirates no Terminal 3, no Aeroporto Internacional de Dubai

Entre 2008-2009, a Emirates aumentou sua capacidade de transporte de passageiros com a chegada de quatro Airbus A380, dez Boeing 777 300ERs e seis Boeing 777 200LRs. No final do último ano fiscal, a frota já contava com 132 aeronaves, incluindo 8 cargueiros com idade média de 64 meses – uma das frotas comerciais mais jovens da aviação comercial. No final do ano, a empresa encomendou mais 161 aeronaves, a um custo final de US$ 52 bilhões.

Durante o ano, a companhia lançou serviços para quarto novos destinos: Kozhikode (Calicute), Guangzhou, Los Angeles e São Francisco - além de aumentar as freqüências em rotas já existes em mercados de alta demanda.

A ocupação de assentos atingiu um percentual de 75,8%, um resultado muito bom, considerando ainda o aumento de 13,4% na capacidade de assentos no período. No geral, o tráfego de cargas e passageiros sofreu um aumento de 7,7% e de 15.879 milhões de toneladas/km, sendo que a capacidade aumentou em 10,5% e 24.397 milhões toneladas/km.

A Emirates continua a aprimorar seus produtos tanto no ar quanto em terra, com a renovação de seus Boeing 777, com novas poltronas na Primeira Classe, Classes Executiva e Econômica, além de oferecer a todos passageiros o ICE (Informação, Comunicação, Entretenimento) premiado sistema de entretenimento multimídia com mais de 1.000 canais a escolha. pre

Em terra a Emirates Airport Services se empenhou no desenvolvimento e abertura do novo Terminal 3 no Aeroporto Internacional de Dubai. No Aeroporto JFK, finalizou a construção de uma passarela (finger) para permitir acesso direto do Lounge Emirates à aeronave. A divisão de serviços aeroportuários da Emirates também abriu lounges nos aeroportos de Pequim, Dusseldorf, Joanesburgo, Mumbai e Zurique, expandindo o número da rede para 20 lounges, com mais três em fase de planejamento.

O Programa de milhagens Skywards atingiu o número de 4 milhões de membros em apenas um ano e ganha um novo associado a cada 41 segundos.

O portal da empresa aérea, o http://www.emirates.com/, ganhou versão customizada para telefonia móvel, permitindo ao consumidor compra de passagens e acesso aos serviços via celular.

Divisão de Cargas e Logística Aeroportuária


A Dnata coordenou a movimentação de 244.516 aeronaves no Aeroporto Internacional de Dubai no último ano fiscal


A Emirates Skycargo obteve um ótimo desempenho, registrando crescimento, apesar da alta dos preços de combustível no primeiro semestre e da crise mundial, que impactou diretamente o mercado internacional de cargas aéreas. A divisão de serviços logísticos da Emirates transportou 1,4 milhão de toneladas de carga, com um aumento de 9,8% em relação ao 1,3 milhão de carga transportada no ano passado. O resultado foi um aumento de 14,8% na receita, representando um total de US$ 2,1 bilhões, em comparação aos US$ 1,8 bilhão do ano fiscal de 2007-08.

A receita proveniente do transporte de cargas correspondeu a 19% da receita total da Emirates Airline. A Skycargo recebeu seu primeiro cargueiro 777 no final do ano fiscal, aumentando sua frota para 8 aviões – incluindo sete 747Fs e um novo 777F operado pela Emirates. Isso totaliza 132 aviões em sua frota, incluindo o compartimento de carga nas aeronaves de transporte de passageiros, em 99 cidades e seis continentes.


Destinos & Lazer – a divisão de Destinos & Lazer da Emirates manteve suas vendas alinhadas com o desempenho previsto no ano, lucrando US$ 373 milhões. A Arabian Adventures e a Emirates Holidays receberam um total de 349.104 turistas, sendo que a Arabian Adventures se destacou, atendendo a 267.600 turistas em Dubai ao longo do ano. Já a Congress International organizou grandes eventos internacionais em nome do Governo de Dubai, tais como o WTTC (World Travel and Tourism Council) e o Fórum Econômico Mundial.

Em Outubro de 2009, a Emirates Hotels & Resorts abrirá o Wolgan Valley Resort & SPA em Blue Montains, na Austrália. E em médio prazo, o Cap. Ternay Resort & SPA em Seychelles, com previsão de inauguração em 2011/2012.

DNATA - A Receita da Dnata cresceu expressivamente. Foram US$ 886 milhões, 22% de crescimento se comparado ao ano passado, quando a empresa fechou com US$727 milhões. Os lucros aumentaram 66,4%, totalizando US$ 138 milhões.

Os números refletem a participação majoritária da Dnata no crescimento do grupo como um todo, ao alcançar recordes de logística de transporte aeroportuário. No total foram 244.516 aeronaves (aumento de 2,3% em relação ao ano anterior) e mais de 37 milhões de passageiros (número 5,7% maior que em 2007-2008), além de 627.352 toneladas de carga (crescimento de 0,8%).

No ano fiscal de 2008/2009 a Dnata Internacional continuou sua expansão no setor, com operações em 17 aeroportos em sete países.

A Dnata Cargo lançou com grande sucesso a CALOGI – um sistema pioneiro de serviços de carga via internet. O maior e mais completo pacote de desenvolvimento disponível na indústria de carga IATA e-fright da atualidade.

Já a Dnata Travel Services abriu sua 50ª loja este ano, coincidindo com o seu 50º aniversário de operações. Em parceria com a Dunya Travel abriu a primeira loja da operadora de turismo full service em Cabul, no Afeganistão. E adquiriu este ano 23% das cotas de ações do Grupo Hogg Robinson dos Emirados Árabes Unidos, aumentando suas vendas em 14% e inaugurando novas lojas em Dubai.

Nos últimos cinco anos a Dnata aumentou sua receita em 10%. Nos próximos anos, a empresa prevê uma margem de lucro geral para seus negócios na casa de um único dígito.
O grupo fechou um acordo de cooporação com a Whitbread PL, que continua com 65 lojas Costa nos Emirados Árabes Unidos, o maior número de lojas existente em um único país fora do Reino Unido. A joint venture entre as duas companhias também rendeu a primeira Premier Inn inagurada em abril de 2008 e uma segunda em maio de 2009. A terceira está em fase final, com previsão para ser inaugurada em novembro de 2009.

Até 31 de maio de 2009 o Grupo Emirates somou 48.246 funcionários de 145 nacionalidades diferentes em sua equipe. Ao longo do ano, a empresa contratou mais de 7.000 pessoas após receber mais de 250.000 currículos do mundo todo. O Relatório 2008-2009 e Contabilidade do Grupo Emirates (que compreende também a Emirates Airline, a Dnata e companhias subsidiárias) encontra-se disponível pelo site:
www.ekgroup.com/mediacentre

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