quinta-feira, 14 de maio de 2009

A volta da "Lady Liberty"

Nova York anuncia a reabertura do acesso à coroa da Estátua da Liberdade
e a restauração do Edifício Histórico Ellis Island




O Secretário do Interior, Ken Salazar, anunciou essa semana que os turistas poderão novamente prestigiar a vista de Nova York a partir da coroa da Estátua da Liberdade. O acesso à coroa estava fechado ao público desde os atentados de 11 de setembro, por motivos de segurança.

Além disso, o Departamento do Interior dos EUA investirá 25 milhões de dólares do plano de reconstrução do presidente Barack Obama para restaurar os dormitórios e ala de bagagens do Ellis Island, além de recuperar mais de 600m do paredão que protege e contorna a ilha. Construído em 1908, as instalações do Ellis Island abrigavam imigrantes que aguardavam o processo de legalização no país.

“No dia 4 de Julho (Dia da Independência dos EUA) nós daremos à América um presente especial", disse Salazar. “Novamente convidamos o público a celebrar a nossa nação e a esperança e oportunidade simbolizadas no ato de subir à coroa da Lady Liberty para contemplar a vista exclusiva do porto de Nova York, local onde os ancestrais de milhões de famílias americanas avistaram o 'Novo Mundo` pela primeira vez" explicou o secretário do Interior dos EUA.

O acesso à coroa será limitado a 10 pessoas por vez, guiado por um segurança do Serviço Nacional de Parques.

Salazar, que visitou a Estátua da Liberdade em seu terceiro dia de mandato, baseou sua decisão em uma análise de toda a estrutura do Serviço Nacional de Parques, finalizada mês passado. O trabalho inclui recomendações de experts no sentido de reduzir o risco para turistas.


A Coroa Vista do Interior

Essa é justamente a função do Serviço Nacional de Parques, cuja responsabilidade é zelar pela segurança dos visitantes e promover uma evacuação eficiente em caso de emergência. A coroa foi mantida fechada desde os atentados de 11 de Setembro devido à arquitetura estreita da escada de 168 degraus em forma de espiral, que dificultava procedimentos de evacuação e segurança. A redução do risco de situações emergenciais possibilitou a reabertura da coroa ao público.

“Não podemos eliminar todos os riscos envolvidos, mas estamos adotando diversas medidas preventivas para tornar a área mais segura”, informa Salazar. Dentre as medidas está o aumento do corrimão e o posicionamento de guardas ao longo do percurso da estátua para alertar e orientar visitantes sobre a história e o valor simbólico do monumento.

A Estátua da Liberdade permanecerá aberta por mais dois anos, quando será novamente fechada para serviço de aperfeiçoamento de segurança a longo prazo. “Uma vez que os trabalhos estiverem acabados, a Estátua e os visitantes estarão ainda mais seguros”, completa.

Enquanto isso, o Serviço Nacional de Parques gerou novos empregos e consequentemente estimulou a economia com o restauro do edifício Ellis Island. Coincidentemente, o prédio simboliza as dificuldades que muitas pessoas enfrentaram quando chegaram ao país.




Atualmente, 40% dos cidadãos norte-americanos conseguem encontrar a árvore genealógica da sua família visitando o Ellis. “Ao localizar seus ancestrais, os visitantes podem fazer uma peregrinação pelo Ellis Island, onde terão a oportunidade de ver, tocar e sentir o que os primeiros norte-americanos experimentaram”, explica Salazar.

Os fundos para a restauração do edifício e da parede da orla de Ellis Island fazem parte de um orçamento de mais de 750 milhões de dólares provenientes do Plano de Reconstrução e que serão investidos nos Parques Nacionais de todo o país.

Nenhum comentário: