terça-feira, 16 de junho de 2009


VENCEDORES DO CONCURSO ANUAL NATIONAL GEOGRAPHIC KIDS EXPLORAM O PERU


Quinze jovens selecionados dentre quatro mil concorrentes norte-americanos conheceram a costa, a serra e a selva do Peru




O Grupo National Geographic (Nat Geo) levou 15 jovens norte-americanos entre 10 e 14 anos de idade na viagem “Hands-On Explorer Challenge”, anualmente realizada pelo National Geographic Kids. Os contemplados venceram um concurso que contava com mais de quatro mil concorrentes e consistia em fazer uma redação sobre como explorar o mundo ativamente.

Este ano, o Nat Geo escolheu o Peru como o destino perfeito, considerando-o um país com lindas paisagens naturais e muita cultura e segurança para as crianças. A viagem, que foi um sucesso total, só foi possível graças ao esforço conjunto da Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e Turismo (PromPerú) e da Associação Peruana de Operadores de Turismo Receptivo e Interno (Apotur)

“Foi um grande feito para o Peru, não apenas pelo reconhecimento de uma marca importante como o Nat Geo, mas por tudo o que as crianças levam desta viagem: aprenderam muito, aproveitaram seu tempo com seus pais e foram embora expressando seu desejo de voltar, pela tranqüilidade de terem estado em um país seguro. As crianças garantiram que esta foi uma viagem única, inigualável e digna de muitas histórias”, informa a Diretora de Promoção de Turismo do PromPerú, Mara Seminário.





As crianças visitaram o Peru entre 23 de maio e 2 de junho acompanhadas de seus responsáveis e de toda a equipe de gravação do Nat Geo, que teve o apoio da comitiva PromPerú e Apotur. Durante a expedição, aprenderam sobre a arquitetura colonial, os rastros civilizatórios dos povos pré-Inca e dos Incas, além de experimentarem na prática novos costumes e rituais.
“As crianças já tinham ouvido falar dos Incas, mas não sabiam da grande importância que tiveram no avanço desta civilização. O que nós observamos é que o Peru tem uma cultura muito rica e muito a oferecer a estudantes como estes jovens”, informou Catherine Hughes, editora do espaço de ciências da revista Nat Geo Kids.

A Viagem



A viagem começou por Lima com visita a museus e um dia em Mamacona, com a exibição de cavalos amestrados e um show de marinera – dança típica peruana. As crianças foram recepcionadas pelo Conselho Diretor da PromPerú e pela Ministra do Turismo e Comércio Exterior, Mercedes Araoz. Os jovens foram apresentados também ao Circuito Mágico da Água no Parque de la Reserva e a diversos cafés e restaurantes.

A expedição percorreu Cusco, onde conheceram as salinas de Maras, o andes circulares de Moray, Chincheros e Pisaq, além de fortalezas como Ollantaytambo e Sacsayhuaman. Além disso, participaram por uma caça ao tesouro no Vale Sagrado com o apoio da comunidade, transformando a atividade em algo inesquecível. As crianças visitaram ainda escolas rurais, levaram presentes e conheceram como vivem outras crianças de sua idade. Com isso, tiveram a oportunidade de trocar experiências e visões de mundo com os povoados, a fim de conhecer e valorizar as diferentes identidades culturais.



As crianças também assistiram ao teatro Kusikay, no qual tiveram participação no show Paucartanpu, e prepararam sua própria refeição em aulas de culinária com elementos peruanos. Ao final da expedição por Cusco, passaram pela emblemática cidade sagrada de Machu Picchu, considerada pelos viajantes a experiência mais impressionante do roteiro.

E a expedição não estaria completa sem uma visita à selva. Os viajantes navegaram pelo rio Madre de Deus e puderam contemplar suas incríveis fauna e flora até chegar a Tampopata, onde passaram três dias envoltos pela densa vegetação e vida silvestre da Floresta Amazônica.

Durante sua viagem, as crianças escreveram “trip blogs”, onde publicaram suas experiências, que foram transmitidas simultaneamente à página da National Geographic Kids na Internet:

http://kidsblogs.nationalgeographic.com/handsonexplorer/

Pete, de 13 anos, relata sua passagem por Sacsayhuaman: “era impressionante como cada pedra foi encaixada perfeitamente para coincidir com a seguinte. A parede parecia um quebra-cabeças. Fantástico que tanta perfeição tenha mais de 600 anos. A civilização Inca era tão poderosa e avançada que sua história é viciante. Mal posso esperar para ir à Machu Picchu e conhecer mais sobre as maravilhas do império Inca.”

Já Becca, de 12 anos, conta sobre sua viagem a Cusco: “quando estávamos no ônibus a caminho, vimos pequenas aldeias e balançamos os braços saudando os trabalhadores e crianças que iam para a escola. Nossos guias, Luiz e Edgar, falaram sobre as construções nas adeias: os ladrilhos que secam ao sol, as cruzes e as estátuas em miniatura de touros nos trechos... nós aprendemos muito.”

Os comentários das crianças demonstram que esta foi uma experiência muito enriquecedora e de grande impacto positivo em suas vidas. Elas puderam conhecer novas culturas, mudar sua percepção do mundo e alargar seus horizontes.

Tudo isso foi possível graças à iniciativa da PromPerú e das empresas parceiras que aprovaram o projeto: LAN, Rainforest Expeditions, Hoteles Libertador, Peru Rail, Orient Express, Inkaterra, Sheraton Lima Hotel e Aranwa.




Visite www.peru.info/peruptg.asp para mais informações sobre o destino

Nenhum comentário: