quarta-feira, 17 de junho de 2009

THE HIGH LINE







THE HIGH LINE - PRIMEIRO PARQUE SUSPENSO DOS EUA
9 METROS ACIMA DO NÍVEL DA RUA



Prefeito Bloomberg inaugurou no Meatpacking District o novo parque da cidade, construído em uma antiga linha de trem elevada.



Após dez anos de planejamento e três de construção, a primeira parte da High Line (800m) foi inaugurada em Nova York. Ocupando a área de uma antiga linha de trem, trata-se do primeiro parque suspenso dos EUA, a nove metros de altura da Rua Gansevoort, no badalado Meatpacking District.

O projeto deverá ser finalizado até 2010, contará com 2,5 km de extensão e tem custo estimado em U$150 milhões. Funciona também como mirante, já que a partir da High Line é possível observar a cidade, o Rio Hudson e monumentos como a Estátua da Liberdade e o Empire State.

Horário de visitação: das 7h00 às 22h00
Entrada: Gansevoort Street, 14th Street, 16th Street, 18th Street e 20th Street. O parque foi totalmente adaptado para receber pessoas com necessidades especiais e possui um elevador no ponto de acesso da 16th.


“Em vez de destruir essa preciosa parte de nossa história, nós reciclamos e o transformamos em um parque inovador e atraente, que vai agregar mais espaço público ao ar livre para nossos cidadãos, além de gerar empregos e benefícios econômicos para a cidade”, informou o Prefeito Bloomberg. “Há dez anos, demolidores achavam que a High Line era um estorvo. Felizmente, havia um bocado de gente talentosa que enxergou na High Line o extraordinário presente que ela seria para o futuro da cidade. Hoje, nós estamos desembrulhando este presente e entregando à população”.




Projeto e Construção


Perspectiva artística da Seção 2 da High Line, com previsão de entrega em 2010



O design da High Line foi inspirado no aspecto "selvagem" e na vegetação que cresceu sozinha no local quando os trens pararam de operar na década de 80. A ferrovia foi mantida e os componentes metálicos foram todos restaurados, incluindo os corrimãos em estilo art-dèco. Uma trilha integrada de concreto, áreas para descanso e construções especiais se misturam à paisagem natural das áreas verdes criando uma atmosfera única.

“O projeto é extraordinário, um fragmento único do passado industrial da Nova York do século 20 é transformado e lançado com um novo propósito no século 21”, informa o Presidente da EDC Seth W. Pinsky. “Quando a EDC começou a trabalhar na High Line, há mais de três anos, o extremo West Side Manhattan ainda estava vivendo os primeiros dias de seu renascimento. Nós estamos orgulhosos de participar de algo que representa uma mudança importante e catalizadora para esta grande comunidade histórica”.

A primeira seção do High Line vai da Gansevoort Street até 20th Street. A segunda seção, que vai 20th Street à 30th Street, tem previsão de inauguração em 2010. Nas áreas verdes, a construção de uma horticultura já está em processo.

A estimativa de custo para a construção do parque é de US$ 152,3 milhões. O design e construção da primeira fase custou US$ 86,2 milhões. A cidade contribuiu com US$112,2 milhões e o Governo Federal entrou com uma verba de US$ 20,3 milhões, além de US$400.000 do Estado. Os fundos remanescentes foram levantados pela iniciativa privada dos Amigos da High Line, como parte do acordo operacional com a cidade. Os Amigos da High Line arrecadaram US$44 milhões em fundos na campanha capital.A construção da Seção 1 e 2 da High Line também foi importante para o desenvolvimento econômico, gerando 344 novos empregos na área de construção.

Manutenção e Operação do Parque será admnistrada pela associação Amigos da High Line

Durante a cerimônia de abertura o Prefeito Bloomberg anunciou ainda uma verba de US$20 milhões doada para campanha de levantamento de fundos da High Line: US$10 milhões provenientes da Fundação Família Diller-von Furstenberg e US$10 milhões prevenientes de Philip e Lisa Maria Falcone. A doação integrará fundos da associação sem fins lucrativos Amigos da High Line - uma parceria entre a iniciativa privada e o Departamento de Parques e Recreação da Cidade de Nova York.

“Dez anos para construir a High Line é prova do que os moradores de Nova York podem fazer quando sonham alto e trabalham juntos”, informa Robert Hammond, co-fundados da Amigos da High Line. “Nestes tempos difíceis, doações como as da Fundação Família Diller-von Furstenberg e de Philip e Maria Falcone ajudarão a completar a contrução da Seção 2 e a criar um fundo para a futura manutenção da High Line.”

Toda a verba arrecadada pela Amigos da High Line servirá para a construção e manutenção futuras. A associação recebeu autorização do Departamento de Parques para administrar o parque, angariar fundos privados, realizar programas públicos relacionados à area e contratar toda a equipe de conservação e operações.

A associação teve um papel fundamental na processo de revitalização da área. Os Amigos da High Line começaram a lutar pela causa e pelo reuso do espaço público em 1999. Em 2002 a admnistração Bloomberg aprovou o projeto junto à Secretaria de Transportes Terrestres dos EUA e ofereceu seu apoio ao solicitar autorização ao Governo federal para criar uma railbanked trail on the High Line. O órgão federal autorizou interinamente em 2005 e em novembro do mesmo ano a CSX Transportation liberou a verba para Cidade de Nova York construir o trecho sul na 30th Street no ano seguinte.

O High Line Park foi projetad pela James Corner Field Operations, em parceria com a Diller Scofidio + Renfro e Piet Oudolf. Contou ainda com consultorias nas áreas de design de iluminação, engenharia estrutural, entre outras. O time de projetistas foi selecionado em uma concorrência organizada pela Cidade de Nova York e Amigos da High Line em 2004.


Construção da High Line beneficiou economia local

Boa parte do parque está concentrada dentro do West Chelsea Special District, uma área especialmente criada em junho de 2005 e que se beneficiou do desenvolvimento da High Line e do bairro de West Chelsea. A área foi novamente zoneada, aumentando as oportunidades para moradores e para o próprio desenvolvimento comercial da região. Isso facilitou o aproveitamente da High Line como um parque único, criado para elevar a qualidade de vida local e também para enobrecer a galeria de arte da região.

A mudança no zoneamento também foi responsável pela valorização do bairro e repaginação em West Chelsea. Aproximadamente 1374 residências e 46.400 m² em estabelecimentos comerciais foram criados ou encontram-se em construção na rota da High Line, que vai da Gansevoort Street até a 30th Street. Atualmente total de 33 novas propriedades, entre casas, espaços comerciais e projetos de galerias sem fins lucrativos foram finalizados, estão em construção ou na planta de projeto em função do desenvolvimento e oportunidades geradas pela revitalização da High Line.

“A West Chelsea/High Line Special District, que usa a High Line como um elemento definidor e como princípio organizador, faz um balanço dos múltiplos benefícios que a preservação e transformação do parque trouxe, protegendo a galeria de arte do distrito, criando novas unidades habitacionais e integrando economicamente o bairro”, disse Amanda M. Burden, Secretária de Planejamento da cidade. “É incrível como um plano complexo e a magia de um espaço público aberto catalizaram os investimentos privados, atraindo telentos da arquitetura e inovações do mundo todo”.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e a Secretaria de Cultura estão em fase final de tratativas a respeito da venda de um terreno com o Whitney Museum de Arte Americana, que vai administrar a criação de um ancoradouro cultural maior para a High Line na Gansevoort Street. O Whitney Museum no centro da cidade foi projetado pelo renomado Renzo Piano (vencedor do Pritzker Prize, o prêmio máximo da arquitetura) e será construído no terminal sul da High Line. Em 2008 o projeto já obteve alvará de construção pelo ULURP, órgão regulador das diretrizes e uso de terrenos na cidade. O projeto de construção ainda está em fase de seleção.

“O acordo permitirá ao Whitney Museum um extraordinário desenvolvimento cultural em West Side Manhattan“ informa a Ministra Kate D. Levin. “Esperamos que a parceria entre o setor público e o privado, além da liderança que o Whitney inspira tragam turistas do mundo todo para conhecer a High Line”.

Para mais informações visite o site: http://www.nycgo.com/ e http://www.thehighline.org/

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